As praias de Fortaleza

A área urbana de Fortaleza compõe-se de quatro praias principais.

praias-fortaleza

A Praia do Futuro fica no lado leste, e é a mais distante do centro; por isso, teve ocupação mais recente (até hoje, há diversos espaços ainda inocupados) e está melhor preservada.

Das praias de Fortaleza, é a mais recomendada para banhos e esportes aquáticos; exceto pelo trecho próximo ao porto, toda a Praia do Futuro apresenta boas condições de balneabilidade (verifique situação das praias de Fortaleza no site da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará). Para entreter os banhistas, foram criadas diversas barracas na Praia do Futuro; as barracas cresceram e hoje oferecem uma ampla infraestrutura, que permite que adultos, jovens e crianças passem todo o dia à beira-mar.

Caminhando para oeste a partir da Praia do Futuro, passa-se pela área do porto, que inclui moinhos, depósitos e o antigo Farol de Fortaleza; a área é de passagem obrigatória para quem vai à Praia do Futuro, mas não é muito segura, e por isso deve ser evitada pelos turistas.

Passado o Porto, chega-se ao Mucuripe, facilmente identificável pelo grande número de jangadas que, entre as jornadas mar adentro, ficam estacionadas na areia da praia; o Mucuripe abriga também um mercado de peixes (com recebimento diário de camarões, peixes e frutos do mar frescos) e alguns bons restaurantes.

Vizinha ao Mucuripe, tem-se a praia do Meireles, que abrange o Clube Náutico e a feirinha da beira-mar. O Meireles é a praia mais próxima ao bairro da Aldeota, onde vive a classe média alta de Fortaleza. É no Meireles que se encontram os hoteis de Fortaleza construídos mais recentemente, e onde há maior profusão de serviços turísticos (restaurantes, operadoras de tours, locadoras de automóvel, etc).

E no extremo oeste de Fortaleza, encontra-se a Praia de Iracema, a mais próxima do centro da cidade (pode-se caminhar da praia até o centro histórico). É o maior reduto boemio de Fortaleza, concentrando diversos clubes, boates e restaurantes (o ponto mais conhecido é o Pirata). Durante o dia, os pontos mais visitados são o Centro Cultural Dragão do Mar e a Ponte dos Ingleses, essa um dos pontos preferidos para fotos.

Um roteiro seguido por muitos turistas é caminhar desde o Mucuripe até Iracema. Por todo o percurso, o calçadão oferece, além da vista e da brisa (durante o dia, é recomendável beber bastante líquido e utilizar protetor solar), diversas opções de entretenimento; uma parada num quiosque, assistir a um volei na praia, uma compra na feirinha, um sorvete do outro lado da rua, etc.

Não há, no Nordeste, praias que ofereçam um passeio como esse. A orla de Recife é tomada predominantemente por edifícios residenciais; em Natal, os trechos caminháveis são curtos, e bastante espaçados entre si; em João Pessoa, embora o trecho seja também longo, não há a mesma abundância de serviços turísticos ao longo da praia; e Noronha é para quem aprecia caminhadas ecológicas.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: