Incerteza nas barracas da Praia do Futuro

A Praia do Futuro é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza, pois é a única das praias urbanas que permite banho de mar. E muito do sucesso da praia deve-se às também famosas barracas da Praia do Futuro, como a Crocobeach, a Vira Verão,  a América do Sol e diversas outras.

Essas barracas existem na praia há mais de 30 anos. No início, eram apenas barracas, com paredes de madeira e teto de palha; com o tempo, foram sendo ampliadas e modernizadas, e hoje constituem verdadeiros centros de lazer à beira-mar, com piscinas, playgrounds, espaços para shows, etc (lógico, sempre cumprindo sua função original, de servir peixe frito, cerveja gelada e outros petiscos gastronômicos).

Existem em torno de 160 barracas na Praia do Futuro, das quais aproximadamente 120 estão em funcionamento. O vídeo abaixo mostra a infraestrutura de uma das maiores barracas, a Crocobeach.

Mas há um problema: as barracas foram construídas sem autorização da Prefeitura; e pior: sabe-se agora que elas ocupam uma Área de Proteção Permanente (APP). Em vista dessas ilegalidades, o Ministério Público desde 2010 solicitou à Justiça a demolição das barracas; a Câmara de Fortaleza tentou encontrar uma solução legal para o caso, mas até o mês passado ainda se falava na derrubada das barracas.

O que fazer? Preservar um reduto turístico ou obedecer à lei?

Semana passada, a Câmara organizou uma pesquisa entre os próprios frequentadores da Praia do Futuro, a maioria fortalezences e cearenses. Foram entrevistadas quase 2000 pessoas, e o resultado foi: 914 pessoas não querem mexer nas barracas, 130 concordam com a demolição, e 910 preferem que haja um reordenamento das barracas, de forma a enquadrá-las nas exigências legais.

Há alguns anos, as antigas barracas de madeira de Ponta Negra, em Natal, também foram demolidas; prometeu-se que seriam substituídas por barracas com melhor estrutura, mas isso não foi feito. No Recife, as barracas foram recentemente modernizadas, mas continuam a vender apenas água de côco, refrigerantes e bebidas (não servem comida preparada). João Pessoa tem excelente oferta de barracas à beira-mar, com boa infraestrutura (água corrente, eletricidade) e instalações para preparo de comida.

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: