Fortaleza pode ser Centro de Transmissão da Copa 2014

O jornal Valor Econômico promoveu um seminário sobre Tecnologia da Informação e Comunicações na Copa 2014, e na edição do dia 28 de março publicou algumas reportagens sobre o encontro.

Como não poderia deixar de ser, no seminário foram discutidos temas como banda larga, fibras ópticas, investimentos das telefônicas, etc.

Mas uma das reportagens informa, de forma surpreendente, que Fortaleza é uma das cidades candidatas a receber o International Broadcast Center (IBC), ou Centro de Transmissões Internacionais da Copa de 2014. O anúncio oficial será feito em junho, e as cidades candidatas são Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Fortaleza.

O IBD é um dos locais mais importantes da Copa do Mundo, pois é dele que partem as transmissões de todos os 64 jogos da Copa.

Ser sede do IBD traz uma série de vantagens para a cidade escolhida. A cidade recebe grande número de jornalistas durante a Copa, e o aumento da exposição (será comum ouvir em mídias de todo o mundo: fala nosso repórter em Fortaleza) certamente aumentará o número de visitantes após o evento.

Ademais, a sede do IBD terá necessariamente que receber enormes investimentos em infraestrutura de comunicações, de modo a atender as gigantescas demandas para transmissão da Copa do Mundo; isso qualificará a cidade a receber, posteriormente, grandes eventos de todos os tipos (esportivos, culturais, sociais, empresariais, etc), tanto nacionais como mundiais.

E por que Fortaleza está se candidatando, concorrendo com as maiores cidades do Brasil?

Fortaleza é a porta de entrada de diversos cabos ópticos submarinos que conectam o Brasil à Europa e América do Norte (de Fortaleza, saem conexões para o restante do Brasil). Isso não significa que a internet seja mais rápida em Fortaleza, mas significa que há menos probabilidades de ocorrerem acidentes de conexão.

E além disso Fortaleza é uma das cidades mais avançadas no Brasil quando se fala de universalização da internet; o Cinturão Digital do Ceará já está em fase de testes, e levará banda larga para mais de 90% do território cearense.

Ou seja, Fortaleza pode deixar de ser apenas uma das sedes da Copa 2014, e tornar-se uma das cidades mais importantes do evento.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: