Cumbuco

Para quem mora na cidade de São Paulo (onde não há praia) ou no Rio de Janeiro (onde os cariocas amam suas praias), pode parecer estranho ler isso: as classes média e alta de Fortaleza não costumam frequentar as praias da cidade; em Fortaleza, a explicação é que as praias de Meireles, Iracema e Mucuripe não são apropriadas para banho, e a Praia do Futuro, embora tenha água limpa e morna, fica distante e é tomada por barracas e “mundiça”.

O mesmo, aliás, ocorre em outras capitais do Nordeste. A classe média do Recife não vai a Boa Viagem, e sim a Porto de Galinhas ou, mais recentemente, à Costa do Paiva. Em Natal, a preferência é por Búzios, Muriú, Jacumã (Pipa é para turistas e gringos). Em João Pessoa, muitos ainda ficam nas praias urbanas, que são bastante preservadas, mas outros vão a Intermares e Cabedelo.

Em Fortaleza, uma das praias vizinhas preferidas é Cumbuco (Canoa Quebrada e Jericoacoara ficam distantes), praia a 30 km da capital, no município vizinho de Caucaia.

Essa reportagem sobre Cumbuco explica um pouco o porquê da popularidade do local:

Afirmar que Cumbuco é uma das mais belas praias do Ceará não é exagero. Basta olhar ao redor e conferir o cenário paradisíaco. Mas, o popular bate-e-volta, vendido por agências de turismo receptivo de Fortaleza, mudou. Não dá apenas para ver um pouquinho de tudo do lugar e ir embora. Cumbuco merece ser vivida sem pressa de partir.

Com o passar dos anos, a praia tem se adequado às exigências de quem a visita. Agora, a natureza singular se alia à infraestrutura. Cumbuco já conta com mais de 40 pousadas e hotéis – alguns de categoria internacional, como o resort Vila Galé Cumbuco -, além de gastronomia singular, que pode ser degustada em mais de 20 restaurantes de diversas especialidades. A pequena distância de Fortaleza – apenas 30 quilômetros – facilita o deslocamento até lá, realizado por estrada em bom estado de conservação.

No fim da tarde, a maior pedida é apreciar o pôr do sol do alto de uma das dunas do Cumbuco ou à beira-mar. A noite vai chegando e o agito se transfere do mar e das lagoas para restaurantes, pizzarias, churrascarias e creperias espalhadas pelo destino, que se transformam em verdadeiros “points” de jovens. A animação é total, aquecida pela boa música e drinques especiais.

As noitadas de alegria se completam com a saborosa gastronomia, em que a diversidade é a marca registrada. Não é difícil encontrar o que há de mais delicioso na culinária regional, nacional e internacional. Os pratos à base de peixe, lagosta e camarão são os mais pedidos, embora muitos não dispensem um apetitoso churrasco ou crepes à beira-mar.

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: