Culinária internacional em Fortaleza

Fortaleza tem se tornado um novo eldorado para os chefs internacionais, sobretudo europeus. Hoje, fortalezences e turistas podem saborear finos pratos da culinária mundial preparados por mãos hábeis e criativas.

A chef do L´Ô Restaurante, Marie Anne Bauer, por exemplo, é natural da Alsácia, na França; chegou ao Ceará em 1990, de férias, e logo recebeu uma proposta de trabalho. Assim surgiu o Le Petit Saint Tropez, seu primeiro restaurante, localizado na Varjota, tradicional reduto culinário de Fortaleza.

Em 2007, após andanças por outras cidades do Brasil, Marie Anne recebeu o convite do casal Cecília Seligmann e Agustin Herrero para ser a chef do L´Ô Restaurante, aberto em fevereiro de 2008 e lá permanece até hoje.

Nascido em Hertfordshire, de mãe inglesa e pai alemão, e crescido em Londres, Charles Rathgeber sempre se interessou por arte e pela fusão de culturas. Em 1997, decidiu dedicar-se à gastronomia e estudou três anos na Westminster College of Catering and Hospitality (Faculdade Westminster de Hospedagem e Serviços) e depois mais três anos no Hotel Savoy em Londres, onde conheceu a esposa, a paulista Morena Moitta.

Em 2005, mudou-se com a esposa para o Brasil, morou em Salvador até conhecer Fortaleza. Aqui, Charles trabalhou no Vojnilô e no Gran Marquise. O casal decidiu abrir o CharMo (Charles e Morena), aconchegante café e restaurante que apresenta o melhor dos dois chefs. O cardápio é enxuto, sem abrir mão da variedade de produtos, entre carnes, risotos, massas e doces. Charles usa sua experiência em estabelecimentos cinco estrelas mundo afora, produzindo pratos cheios de arte e finura.

Patrick Gerinette, 58 anos, também veio para cá após conhecer a esposa. Aprendeu a profissão trabalhando em uma patisserie em Paris, na França, seu país natal.  Há três anos, abriu o Chez Patrick, onde harmoniza a culinária francesa com ingredientes apreciados pelo público local. O peixe sirigado é seu carro-chefe, sempre acompanhado de legumes da terra e temperos franceses. A clientela fiel, ele conquistou com os sabores e com a propaganda boca a boca.

O chef  Alejandro Huerta nasceu no Chile, mas tem influências de todos os lugares onde viveu. É formado em gastronomia pelo Instituto Nacional de Capacitação Profissional, em Santiago do Chile, e fez especialização na Escola Arnadi, em Barcelona, na Espanha. Conhecido por inovar na cozinha contemporânea, com toques da culinária mediterrânea e da cozinha regional, Alejandro mistura ingredientes do Nordeste, como a carne-de-sol, a castanha-de-caju e a mandioca e não esquece temperos universais, como azeite de oliva e ervas frescas, bem como a estética dos pratos. Em Fortaleza deste 2004, atua no La Casa Lounge, Clube e Restaurante, aberta em 2009.

Leia mais sobre restaurantes em Fortaleza.

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: