Turismo ecológico no Ceará

Quando se pensa em turismo no Ceará, a primeira imagem que vem a mente em geral são as praias. Todo o litoral do Estado é pontuado por ótimas praias, desde a capital Fortaleza, daí para cidades vizinhas, o litoral leste (até Canoa Quebrada e Icapuí) e o litoral oeste (até Jericoacoara e Camocim).

Mas o Ceará não oferece apenas praias. Na verdade, quando se comparam os principais destinos do extremo Nordeste (Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão), o Ceará é o que apresenta a maior diversidade de ambientes naturais (a Bahia, por suas maiores dimensões territoriais, é provavelmente mais rica que todos os demais Estados do Nordeste).

A partir de Fortaleza, em uma hora de carro chega-se ao Maciço de Baturité, uma cadeia de altas montanhas que preserva a Mata Atlântica e que combina clima ameno com amplas possibilidade de turismo ecológico (trekking, contemplação, etc). Descendo-se o Maciço pela outra encosta, chega-se ao sertão, em que cidades como Quixadá também já se estruturam para oferecer visitas ecológicas e esportes radicais.

encontro-natureza

Para discutir como melhor aproveitar esse potencial de turismo ecológico, ao mesmo tempo que se preserva o equilíbrio ambiental, o Instituto Hidroambiental Águas do Brasil organizará, de 9 a 15 de novembro de 2009, a 4ª edição do Encontro Intercontinental sobre a Natureza. O evento ocorrerá no Centro de Convenções de Fortaleza, e prevê-se a presença de mais de mil participantes.

Na programação estão previstos uma Feira de Tecnologia e Produção Limpa – PROECO, Rodada de Negócios Sustentáveis, Cursos, Oficinas de Educação Ambiental, Tribuna Livre da Natureza, Fórum de Líderes, apresentações de grupos Eco Arte Cultura e Livraria Ecológica.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer os mais variados ecossistemas naturais do interior cearense em passeios contemplativos a locais de rara beleza natural para a prática do lazer nos ambientes TERRA, ÁGUA e FLORESTA. Os destinos previstos são os Monólitos de Quixadá, Sítios Paleontológicos na Chapada do Araripe, Parque Nacional de Ubajara, aos açudes Orós/Castanhão, as praias de Morro Branco e Canoa Quebrada, Jericoacoara e às serras de Baturité, Guaramiranga, Maranguape e Pacatuba.

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: