Metrô de Fortaleza será entregue em 2011

No final de setembro, o Tribunal de Contas da União divulgou relatório no qual recomendava a paralisação, por conta de irregularidades, de diversas obras que recebiam recursos federais, dentras as quais a construção do metrô de Fortaleza; a medida do TCU causou uma interrupção temporária nas obras, para discussão dos pontos levantados no relatório.

Ontem, o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, informou que, apesar das recomendações do TCU, as obras de construção do Metrô de Fortaleza vão continuar e serão entregues dentro do prazo previsto, ou seja, julho de 2011.

Segundo o representante do Metrofor, a Linha Sul do metrô, que está em estágio mais avançado, conta já com aproximadamente 56% das obras concluídas. “As estações mais adiantadas são as subterrâneas, exceto José de Alencar (antiga Lagoinha) e Central Xico da Silva (novo nome da João Felipe). Todas as estações estão com obras em andamento e ritmo acelerado; as estações de superfície, por serem menos complexas, conseguem avançar mais rapidamente”.

metro-fortaleza

Na última semana, nos trechos que ligam cada uma das 20 estações do Metrô, serviços diversos foram executados, desde os estruturais, como arrastamento de estacas de concreto, escavação e rebaixamento de lençol freático, até os de acabamento, como chapisco, reboco e instalação de dutos de eletricidade e interruptores.

Atualmente, cerca de 900 funcionários do consórcio trabalham nas obras do Metrô de Fortaleza. A previsão do Governo do Estado é de que esse número chegue a 2.300 em fevereiro do próximo ano.

A conclusão do metrô é objetivo prioritário do Governo, tanto para impulsionar ainda mais o turismo, como para aliviar as dificuldades dos moradores locais com o desorganizado trânsito de Fortaleza.

Tags: ,

Deixe um comentário