Hoteis de Fortaleza lotados na alta temporada

Dados divulgados pela Associação de Hoteis do Ceará (ABIH-CE) mostram que, na próxima alta temporada (dezembro de 2009 a janeiro de 2010), os hoteis de Fortaleza deverão bater recordes de ocupação.

É essa a tendência mostrada pelas estatísticas. Em janeiro de 2008, a ocupação média de todos os hoteis e pousadas foi 81,08%; em janeiro de 2009, a cifra atingiu 88,32%; mantida a tendência, espera-se ocupação, em janeiro de 2010, superior a 90%. E as médias anuais sustentam essa previsão: ao longo de 2008, a ocupação média foi 63%, e no acumulado de 2009, a medida está próxima de 67%.

praia-fortaleza
Foto: Ministério do Turismo.

O crescimento do turismo em Fortaleza (que também é observado nas principais cidades do Nordeste, como Natal, Recife, João Pessoa e Maceió – veja mais informações sobre os recordes do turismo em 2009) deve-se ao fato de que os brasileiros estão viajando muito mais pelo Brasil. Campanhas do Governo Federal, promoções de agências de viagem e empresas aéreas, o aumento de renda das classes mais baixas (que preferem viajar pelo país a ir ao exterior) são fatores que explicam esse impulso dos brasileiros.

Esse crescimento traz um problema aos hoteis e outros segmentos turísticos: a busca por mão-de-obra qualificada. Os estabelecimentos já estão organizando treinamentos para o quadro de funcionários, e, com auxílio do Sebrae, serão organizados cursos para treinar pessoas que queiram ingressar nesse mercado.

A Crocobeach, uma das maiores barracas da Praia do Futuro, já tem 243 profissionais em seu quadro (todos com carteira assinada), e prevê contratar mais 20 ou 30 esse ano; a barraca espera receber 200 mil clientes em janeiro. Na Atlantidz, outra grande barraca, a previsão é aumentar o quadro entre 25 e 30%; a contratação começa já em novembro, para que haja tempo de treinar os novos empregados.

Aos interessados em ir a Fortaleza na alta temporada, convém planejar com antecedência.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: