Festival da Lagosta em Icapuí

Icapuí é município litorâneo cearens no extremo leste do Estado, fazendo divisa com o Rio Grande do Norte; de Canoa Quebrada, partem buggies que fazem o roteiro entre aquela praia e Icapuí, passando por diversas outras praias paradisíacas, como Ponta Gorda.

Icapuí integra o Fórum de Turismo e Cultura do litoral leste e insere-no no roteiro turístico Rota das Falésias – Cenário de Cores.

mapa-icapuiIcapuí é um dos maiores produtores de lagosta do Ceará, a maior parte  delas caçadas de forma artesanal. De 2 a 4 de outubro, a cidade sediará o IV Festival da Lagosta de Icapuí. O Festival é uma promoção da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí – GDTur, com o apoio do SEBRAE Ceará e da Prefeitura Municipal de Icapuí.

O Festival da Lagosta constitui-se em evento estratégico para Icapuí, com o propósito de agregar valor ao potencial turístico do município, promover o aumento do fluxo de turistas, divulgar a gastronomia e a cultura locais, gerando oportunidades de abertura de canais de comercialização dos produtos artesanais e incentivando o crescimento e profissionalização do segmento de turismo.

A programação do Festival prevê também cursos de capacitação e qualificação dos profissionais do setor de turismo e oficinas  de capacitação para os pescadores de lagosta; com alguns cuidados na manipulação e conservação da lagosta “in natura”, pode-se agregar valor ao produto e obter melhores preços de mercado.

Além disso, está prevista uma mesa redonda de discussão dos problemas referentes à pesca da lagosta; está prevista a participação do Labomar, Marinha do Brasil, IBAMA, Fundação Brasil Cidadão e associações locais de pescadores. Uma outra mesa redonda, com participação da MTur, Secretarias de Turismo do Ceará e de Icapuí,  GDTur e SEBRAE, discutirá o desenvolvimento sustentável do turismo no município.

O ponto alto do festival, evidentemente, será a degustação de lagostas, em salão-restaurante com música ao vivo, com diversos pratos à base do crustáceo. Uma mostra de arte, artesanato e fotografias será apresentada no mesmo local, expondo os saberes dos artesães de Icapuí e do fotógrafo Tibico Brasil.

Na Praia de Barreira das Sereias, shows musicais terão apresentações com chorinho e saxofone ao pôr do sol, concertos de sanfona e violão, música nordestina, forró pé de serra e apresentações de músicos locais.

Taí uma excelente combinação de praias, cultura e gastronomia. Se não der para vir esse ano, marque para o ano que vem. Abaixo, um filme mostrando a Praia de Icapuí.

Anúncios

Tags: , , , ,

Uma resposta to “Festival da Lagosta em Icapuí”

  1. Turismo ecológico no Ceará « Turismo em Fortaleza, Ceará Says:

    […] desde a capital Fortaleza, daí para cidades vizinhas, o litoral leste (até Canoa Quebrada e Icapuí) e o litoral oeste (até Jericoacoara e […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: