O trânsito de Fortaleza

Fortaleza é a quinta maior área metropolitana do país (2,5 milhões de habitantes) e tem muitos dos problemas comuns às metrópoles, como os congestionamentos de trânsito.

Mas aqui há agravantes: a cidade não se adaptou ao aumento da frota (apenas em 2008, o Detran emplacou quase 64 mil novos veículos em Fortaleza), não se faz nenhum estudo abrangente sobre mobilidade e a maioria das mudanças são pontuais.

Tudo equivocado, segundo a professora de Engenharia de Transporte da UFC, Maria Elisabeth Pinheiro Moreira. “É necessário um planejamento que pense a cidade como um todo. A solução não é  sair construindo viadutos e alargaando ruas; a primeira providência é fazer uma pesquisa de demanda de viagem, para saber como a população se desloca”, frisa.

Ela explica que não adianta construir avenida ou viaduto por onde passam apenas 5% das viagens, e deixar abandonados setores por onde passam 80% da demanda. A engenheira lembra que, há quase 30 anos, quando o Detran era responsável pelo trânsito de Fortaleza, foram feitas melhorias no Centro, como a mão única nas avenidas Tristão Gonçalves e Imperador. “Na época, o número de veículos era 30% da frota atual, mas havia recursos e investimento específicos para o setor”, afirma.

Como solução, Elisabeth destaca a implantação de rodízio dos veículos, restrição da circulação em determinados dias e locais ou implantação do pedágio urbano nas áreas de grande circulação de veículos e vias saturadas (uma lei estabelecendo rodízio de carros em Fortaleza está sendo discutida na Câmara Municipal, mas já há estudos mostrando que a ideia não é viável).

O chefe do CTafor (Controle de Tráfego em Área de Fortaleza, autarquia que disponibiliza câmeras com imagens de trânsito na cidade), Marcus Vinícius de Oliveira, concorda que não houve planejamento urbano ou hierarquização das vias. “A solução é investir em infra-estrutura de transporte público. A intenção é deslocar pessoas, não veículos”.

Ver também: Trânsito em Natal.

Anúncios

2 Respostas to “O trânsito de Fortaleza”

  1. Metrô de Fortaleza será entregue em 2011 « Turismo em Fortaleza, Ceará Says:

    […] A conclusão do metrô é objetivo prioritário do Governo, tanto para impulsionar ainda mais o turismo, como para aliviar as dificuldades dos moradores locais com o desorganizado trânsito de Fortaleza. […]

  2. Sinalização turística em Fortaleza « Turismo em Fortaleza, Ceará Says:

    […] para se locomover com mais autonomia enfrentam, entre outros menores, dois grandes problemas: o trânsito confuso e a falta de sinalização […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: