Ceará produz melhor camarão do mundo

O Sebrae divulgou há algum tempo nota afirmando que o Ceará produz o melhor camarão do mundo; e mais recentemente o Diário do Nordeste publicou em reportagem que “o Ceará está perto de se tornar o primeiro em todo o mundo a obter um selo de certificação de domínio controlado do cultivo de crustáceo.”

acarauEsse produto de alto qualidade é cultivado em 32 fazendas de criação de camarão, concentradas na região conhecida como Costa Negra, ao redor do município de Acaraú, no Litoral Oeste do Ceará, a aproximadamente 250 km da capital.

Todo o processo de produção foi auditado por uma empresa alemã, que emitirá um certificado atestando que as melhores práticas orgânicas (que garantem que o camarão fica livre de produtos tóxicos) e ambientais (que não agridem o meio ambiente) foram adotadas nas fazendas.

Esse atestado permitirá que o produto ganhe a preferência em diversos mercados, particularmente na Europa, o que por sua vez acarretará um acréscimo no preço; enquanto o camarão comum custa US$ 4,50 o kilo, o produto cearense atinge até US$ 6,30. A produção das fazendas é de nove mil toneladas por ano.

Atualmente, segundo o presidente da Associação Carcinicultores da Costa Negra, “cerca de 99% da produção fica no mercado interno, onde os maiores consumidores são Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo; o 1% exportado hoje é apenas para não perder mercado lá fora, pois com a valorização do Real ficou inviável exportar”. A produção, obviamente, abastece também diversos restaurantes do Nordeste; os restaurantes da Varjota certamente recebem esses camarões; no Recife, o restaurante Donatário (que tem filiais por todo o Nordeste) utiliza-se de camarões orgânicos.

risoto-atlantico-donatario

Em novembro próximo, Acaraú realizará o I Festival Internacional do Camarão da Costa Negra; a programação do evento inclui workshops, palestras, cursos, mesas redondas e festival gastronômico, contando com a participação de cinco dos maiores chefs de cozinha internacional. Os eventos serão realizados de 26 a 29 de novembro na Fazenda Cacimbas, sede da Aquacrusta Marinha Ltda, no município de Acaraú.

Veja também: lagosta em Icapuí; caranguejo em Natal; pratos típicos de Pernambuco.

Tags: , , , ,

Deixe um comentário